sábado

Tenho lá um motor que até me enche piscinas olímpicas!

Um coração tem que bombear 343 litros de sangue por hora, 8000 litros por dia, 3 milhões de litros por ano - o suficiente para encher 4 piscinas olímpicas-, e isto só para manter as células continuamente oxigenadas (e isto em repouso - durante o exercício físico, a taxa pode aumentar para 6 vezes mais!).
F1

Quer visitar uma célula? Certamente...

Se pudesse visitar uma célula, provavelmente não ia gostar muito. Ampliada para uma escala em que os átomos seriam do tamanho de ervilhas, uma célula corresponderia a uma esfera de 800 metros de diâmetro, suportada por uma complexa estrutura de traves chamada citosqueleto.

Por dentro, milhões e milhões de objectos - uns do tamanho de uma bola de futebol, outros do tamanho de um carro - agitar-se-iam a uma velocidade semelhante à das balas.

Em média, cada cadeia de ADN é atacada ou danificada a cada 8,4 segundos - 10.000 vezes por dia - por substâncias químicas ou outros agentes que ou colidem com ela ou a atravessam sem qualquer cuidado, e cada uma destas lesões tem de ser rapidamente suturada para que a célula não morra.

As proteínas são particularmente animadas, girando, pulsando e esbarrando umas nas outras até 1 bilião de vezes por segundo. As enzimas, outro tipo de proteínas, chegam a desempenhar até 1000 funções por segundo.
F1

quinta-feira

Consegue pôr um Boeing no bolso?

Bom, não é bem no bolso, é mais numa esfera do tamanho de 5 mícrons?
(1 mícron=0,000 000 001 metros)
Pois bem, para produzir a mais simples célula de levedura seria necessário miniaturizar o mesmo número de componentes que participam na construção de um Boeing777 (são muitos, acredite) e encaixá-los numa esfera com apenas 5 micróns de diâmetro!
Ah, esqueci-me de um pormenor importante: depois teria que arranjar maneira de convencer essa esfera a reproduzir-se... :)
F1

segunda-feira

A minha almofada é um zoo...

Pense nisto hoje quando se for deitar:
Segundo os cálculos do Dr. John Maunder, do British Medical Center, numa almofada com 6 anos, um décimo do peso é composto por pele morta, ácaros vivos e mortos e respectivos excrementos.

Segundo ele também, estamos a piorar os nosso hábitos de higiene ao utilizar detergentes para limpeza a baixas temperaturas. Isto porque, nas suas palavras, "se lavarmos roupa a temperaturas baixas, a única coisa que vamos conseguir são piolhos mais limpos!"

Ainda dizem que os biólogos não têm trabalho a fazer...

O mundo em que vivemos hoje cria na maioria de nós a ilusão de que sabemos muito do que nos rodeia, concretamente relativamente ao conhecimento científico sobre os seres vivos, não é?
O facto é que, segundo uma reportagem do The Economist, 97% das plantas e animais da Terra podem estar ainda por ser descobertas! Para além disso, dos 3% que temos conhecimento, mais de 99% destes estão apenas descritos de forma sucinta, ou seja, um nome científico, um punhado de espécimes num museu e uns fragmentos de descrições em jornais científicos...
Está encontrada uma saída profissional para escoar os biólogos em "excesso"...
F1

Porcões-da-Índia

No tempos das florestas carbónicas (há muitos milhões e milhões de anos) existiam libélulas do tamanho de um corvo. Mais tarde, houve porquinhos-da-índia do tamanho de rinocerontes e rinocerontes do tamanho de uma casa de dois andares.


Onde quer que houvesse uma vaga na cadeia predatória, os mamíferos erguiam-se (muitas vezes literalmente) para a ocupar.
F1

Calhaus do Espaço

Ninguém consegue garantir com certeza de que não poderemos ser atingidos a qualquer momento por um asteróide. Isto porque o mesmo não seria visível a olho nú até ter aquecido, o que só aconteceria quando entrasse na atmosfera... A menos que fosse visto por alguém com um telescópio, seríamos totalmente apanhados de surpresa...

O KT, meteorito que dizem ser responsável pela extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos, embateu com uma força de cem milhões de megatoneladas. Um forma de podermos imaginar uma explosão destas é a seguinte:
- se detonássemos uma bomba do tamanho da de Hiroshima por cada pessoa viva actualmente na Terra, ainda nos faltaria um bilião de bombas para chegar ao impacto do KT!

"Então e interceptar o meteorito com um míssil, como nos filmes de Hollywood?", perguntam alguns...O mais provável é que não conseguíssemos mais do que transformá-lo numa série de rochedos radioactivos que viria colidir na mesma connosco. Mesmo com um ano de antecedência seria impossível, segundo alguns especialistas, tomar as medidas necessárias para salvar a humanidade...
F1

terça-feira

Paragem de digestão

Para quem acha que não pode tomar banho depois de comer e não tem paciência para ler o post abaixo, pense na seguinte situação:

Acaba de comer uma feijoada e está totalmente empanturrado. Tem um compromisso importante daqui 1h e está a precisar urgentemente de um banho. Tomaria banho?

Caso tenha respondido que não, imagine o seguinte:
Se o seu corpo está a 37º, a temperatura do ar a 37º e a água com que for tomar banho a 37º, o que lhe poderá acontecer de mal? A água infiltrar-se pelos poros da pele e fazer um curto-circuito no cérebro?

Vá tomar banho descansado...

Só se morre afogado por congestão quando os nadadores-salvadores estão ocupados a digerir o seu próprio almoço!

Este é um tema polémico. Já tive várias discussões sobre o assunto. A paragem de digestão é um mito do nosso país. Os Japoneses têm um mito ao contrário, ou seja, não tomam banho de estômago vazio pois têm medo de morrer...

Para quem não acredita ainda, verifique o texto abaixo, publicado no PortugalDiário em 16/08/2003:

"Pode ir-se nadar logo a seguir ao almoço? A maioria dos portugueses hesitaria antes de responder a esta pergunta. No entanto, alguns médicos não têm dúvidas. Uma pessoa saudável pode ir brincar com as ondas cinco minutos depois de almoçar ou jantar. Chapinar no mar apresenta vários perigos, mas nadar de barriga cheia não é um deles.
«A digestão não exige que se esteja paradinho a seguir a uma refeição. Apesar deste processo consumir energia, uma pessoa saudável tem perfeita capacidade para nadar com o estômago cheio», diz o médico e investigador José Pedro Cansado Carvalho.
A paragem da digestão, também chamada popularmente «congestão», segundo este médico, «é um mito popular português». José Carvalho pesquisou a literatura médica internacional e não encontrou uma única referência ao conceito de paragem de digestão.

«Por vezes, sentimo-nos mal depois de comer, mas a digestão não pára»
E que dizem os nadadores salvadores sobre a congestão?
Quando o PortugalDiário confrontou o presidente da Associação Nacional de Salvamento Aquático, Fernando Martinho, com a pergunta, a primeira reacção foi a hesitação. Depois de alguma reflexão, Fernando Martinho diz que uma pessoa saudável deve esperar duas horas depois de uma refeição normal antes de entrar na água, apesar de concordar com a posição de José Carvalho que «não se morre afogado de congestão, mas de choque térmico».

Então porque é que muitas pessoas insistem na pausa depois do almoço mesmo se os especialistas em afogamentos sabem que não se morre de congestão? «Uma das razões para a confusão é que quando uma pessoa desmaia no mar, engole água e vomita tudo o que tem no estômago. É fácil associar -erradamente- o regurgitar à morte», explica José Carvalho.

Mas apesar deste médico achar importante pôr tudo em pratos limpos relativamente à congestão, não deixa de salientar que as pessoas têm de ser razoáveis: «Não faz sentido uma pessoa enfartar-se de feijoada e depois ir a correr para a água. É natural que se sinta mal. Da mesma forma, que um atleta se sentiria mal se resolvesse correr uma maratona depois duma almoçarada».

José Carvalho remata, com farpas para os salvadores: «As pessoas só morrem afogadas por congestão quando os nadadores salvadores não vão salvá-las porque eles próprios acham que têm de digerir o seu almoço na areia».
O gastroentrologista António Sarmento partilha da mesma opinião: «Morre-se no mar fundamentalmente por três razões: hipotermia, exaustão e o que se chama morte súbita».

A água do mar em Portugal é sempre fria. A hipotermia é a razão principal dos afogamentos, segundo António Sarmento. «O choque térmico pode provocar uma reacção ao nível do sistema nervoso que por sua vez pode provocar uma paragem cardíaca», explica ao PortugalDiário.
As paragens cardíacas na água podem ter outras causas para além da hipotermia: «um soco pode provocar exactamente o mesmo efeito», exemplifica António Sarmento.

Resumo da Terra em 24h

Se imaginássemos a história da Terra com os seus 4500 milhões de anos comprimidos em 24h teríamos o seguinte cenário:
04h00: A vida surgiria muito cedo com o aparecimento dos primeiros organismos unicelulares simples;
04h00 - 20h00: Em termos de vida, praticamente não acontece nada neste período;
20h30: Aparece uma fina camada de irrequietos micróbios. Aparecem também, pouco depois as primeiras plantas marinhas
20h50: Aparecem as primeiras alforrecas;
21h04: Aparecem os trilobites, seres que existem hoje em grande quantidade em termos de registo fóssil;
22h00: Começam a surgir as plantas terrestres. Pouco depois, surgem os primeiros seres terrestres;
22h24: Graças a uns "10 minutos" de clima ameno, a Terra está coberta pelas grandes florestas carboníferas, cujos resíduos hoje nos fornecem todo o nosso carvão. Aparecem os primeiros insectos voadores;
22h54: Pouco antes das 23h aparecem os Dinossauros e aguentam-se apenas durante "45 minutos";
23h39: Com o desaparecimento dos Dinossauros, começa a Era dos Mamíferos;
23h58m43s: Surge a espécie humana
Para quem pensa que é importante: apenas existimos há alguns instantes, ou seja, 73 segundos, numa escala comprimida de 24h.E isto só tendo em conta a idade do nosso planeta...
F1

Líquenes

Os líquenes, como aqueles que aparecem em árvores, paredes, telhas, etc., demoram muitos anos a crescer. Pode demorar meio século para atingirem o tamanho de um botão de camisa. Os que são do tamanho de um prato são, portanto, capazes de ter centenas, senão milhares de anos de idade. Pense nisso na próxima vez que raspar as telhas lá de casa...

F1

segunda-feira

Para quem pensa que existem muitos fósseis

Crê-se que apenas 1 osso em cada bilião acabe por fossilizar. Se assim for, isso significa que o total do legado fóssil de todos os americanos actualmente vivos - 270 milhões de pessoas, cada uma com 206 ossos (isto contanto que não houvesse americanos sem braços ou sem pernas, por exemplo) - será apenas de uns 50 ossos, ou seja, um quarto de um esqueleto completo...
Segundo uma estimativa, menos de uma espécie em cada 10.000 ficou registada no mundo fóssil...
F1

Biomassa

Se somássemos toda a biomassa existente no planeta - todos os seres vivos, incluindo plantas e microorganismos - os micróbios representariam 80% de tudo quanto existe!
F1