sábado

Diversidade Genética


Os seres humanos modernos exibem uma variedade genética espantosamente reduzida. Há mais diversidade num grupo de 55 chimpanzés do que na totalidade da população humana...
F1

Cérebro, esse gajo esquisito...


Os cérebros são orgãos exigentes: constituem apenas 2% da nossa massa corporal mas devoram 20% da sua energia. São também relativamente esquisitos quanto ao combustível que usam - se nunca mais comêssemos uma única pitada de gordura, o nosso cérebro não se queixaria porque simplesmente não lhe faz falta. O que ele quer é glucose (açucar), e muita glucose, mesmo que isso signifique roubá-la a outros orgãos!

F1

Quantos pais e mães tens?

Você não estaria aqui a ler este texto se os seus pais não se tivessem unido ao segundo, possivelmente ao nanosegundo. Assim como os seus avós, bisavós, etc, também de uma forma precisa, você não estaria aqui.
Se viajar no passado, 8 gerações atrás, no tempo de Charles Darwin, verá que tem 250 pessoas de cujas ligações oportunas você depende. Continue a regredir até ao tempo de Shakespeare e não terá menos de 16 384 antepassados trocando material genético zelosamente, de modo a conduzir, eventual e milagrosamente à sua pessoa.

- Há 20 gerações o número ascende a 1 048 576

- Há 25 gerações passamos para 33 554 432

- Há 30 gerações passamos para 1 073 741 824!

- No tempo dos Romanos, há 64 gerações, o seu número directo de "pais e mães" é de um milhão de trilião.

Aqui surje um problema... É que um milhão de trilião é quase 1000 vezes superior ao número de pessoas que jamais viveram no mundo! Então o que aconteceu???

Incesto é a resposta. Lamentamos-lhe dizer mas a sua linhagem (nem a de ninguém) é pura...

De facto, se tiver uma relação com alguém da sua própria raça e país, há fortes probabilidades de vocês serem, até certo ponto, parentes. No sentido literal e fundamental, somos todos uma família...
F1