quarta-feira

Fumadores com mais 1 mês de férias por ano!


Sou fumador. Infelizmente, mas sou. Já houve tempo em que fumei 40 cigarros ou mais por dia (+/- 2 maços). Agora fumo menos, talvez 15 cigarrilhas por dia.

Hoje, numa pausa pra fumaça, visto agora ser proíbido fumar nos locais de trabalho, fiquei curioso como isso iria afectar a minha produtividade e, indirectamente, a da empresa. Fui fazer contas e cheguei a uma conclusão engraçada (ou sem graça nenhuma):

- no final deste ano, comparativamente com o anterior, irei trabalhar, aproximadamente, menos 1 mês!


Ora acompanhem-me lá nestas contas simples:

- imaginem o António, que fuma 8 cigarros durante o horário de trabalho (há quem fume bem mais, mas comecemos por baixo);

- para cada cigarro que fuma precisa de pelo menos 5 minutos (isto em condições ideiais pois há aquelas pessoas que têm que descer de elevador x pisos até vir à rua, entretanto encontram alguém conhecido, etc., mas, como disse já disse, comecemos por baixo)

- esses 8 cigarros/dia correspondem a 40 min/dia, 880 min/mês (22 dias úteis) e 9680 min/ano (11 meses úteis), o que é o mesmo que dizer 161h por ano.

- Ora, se um mês útil de trabalho tem 176h (8h/dia x 22 dias), e se o António passa 161h a fumar, significa que ele passa quase 1 mês útil por ano na fumaça. O que dirão os seus colegas quando souberem que ele tem um mês de férias a mais???

Pensem nisso.

Um abraço,
Vasco Gaspar

Ps:
não se esqueçam que há quem fume bem mais e quem demore muito mais tempo no intervalo para fumar. :)

domingo

O que é mais provável: ser-se morto por um relâmpago ou por um asteróide?

Se a resposta fosse "relâmpago" se calhar não estaria aqui, não era? Pois claro! Pois por mais absurdo que pareça é 2 vezes mais provável ser-se morto por um asteróide! Se ficaram curiosos, leiam melhor a explicação no livro F3 (ver referências).

O que é que Buffalo Bill fazia aos búfalos?


Se respondeu "matava-os", pois bem, a resposta está errada. Ele não lhes fazia nada porque na América do Norte não existem búfalos existem, sim, bisontes. E estes nada nada têm a ver com a espécie dos búfalos, como podem ver pela diferença abaixo (o da esquerda é um bisonte e o da direita, por exclusão de partes, adivinhem...)
F3

sexta-feira

O que é três vezes mais perigoso que a guerra?

Resposta certa: o trabalho.

Sim, o trabalho mata mais gente que a bebida, as drogas ou a guerra. Cerca de 2 milhões de pessoas morrem todos os anos devido a acidentes laborais e doenças profissionais, enquanto que a guerra mata uns meros 650.000 indivíduos por ano...

Ainda quer ir trabalhar amanhã?
F3

terça-feira

Que construções humanas podem ser vistas da lua?

Subtraia 10 pontos de respondeu a Muralha da China mesmo apesar de se jogar Trivial Pursuit alguma vez ter dado esta resposta e ter acertado.

Nenhuma construção humana é visível da Lua. Aliás, da Lua, a 400 000 km de distância, "mal se conseguem ver os continentes", quanto mais a Muralha da China.

Pense bem, se se visse a Muralha da China (tem em média 7m de largura) também se veriam a maioria das auto-estradas (muitas bem mais largas que os 7m da Muralha).
F3

sexta-feira

Porque é que os camalões mudam de cor?

Se respondeu que é para se camuflar com o fundo, lamento mas a resposta está incorrecta.
Segundo John Lloyd e John Mitchinson "nunca o fizeram; nunca o farão. Autêntico mito. Invenção flagrante. Mentira completa."

Depois destas palavras que agridem o senso-comum de qualquer pessoa, convém explicar melhor.

Segundo os mesmos autores "os camaleões mudam de cor como consequência de diferentes estados emocionais. E se calharem de condizer com o fundo, é apenas coincidência".

Já agora, outra curiosidade, a Biblia proíbe que se comam camaleões...
F3

quarta-feira

Qual o animal mais perigo que alguma vez existiu?

Tiranossauros-Rex? Leões? Viúvas-Negra? Cobras-Coral? Hipopótamos? Não, lamento, nenhum destes chega aos calcanhares dos mosquitos (mas só das fêmeas, pois os machos só picam plantas).

Metade de todos os seres humanos que já morreram, talvez cerca de 45 biliões de pessoas, foi picada por mosquitos.

Ainda hoje, com todo o suposto avanço da Medicina, os mosquitos fêmea matam uma pessoa a cada 12 segundos!

12...11...10...9...8...7...6...5...4...3...2...1...Mais uma...

Ps:
Pessoas transpiradas ou mulheres grávidas correm um maior risco de serem picadas.
F3

Baleia Azul II

Já aqui falámos da Baleia Azul e do seu tamanho impressionante (ex: o coração é do tamanho de um carro). No entanto, lanço a seguinte questão:

Com um tamanho tão grande, qual acha que será a maior coisa que uma baleia azul consegue engolir?
1 - um carro familiar pequeno
2 - uma toranja
3 - um marinheiro

Curiosamente a garganta de uma baleia azul é mais ou menos do tamanho de um prato de sobremesa, pelo que a resposta correcta será a 2 (toranja)!

Durante 8 meses do ano ela não come praticamente nada mas durante o Verão alimenta-se, quase continuamente, acumulando 3 toneladas de comida por dia.

Então mas se não consegue engolir nada maior que uma toranja, como come ela 3 toneladas de comida por dia?

É que ela alimenta-se de krill (crustáceos parecidos com camarões), que vivem normalmente em enormes aglomerados que podem pesar mais de 100 000 toneladas.
F3