sábado

Qual a criatura que mais barulho faz debaixo de água?

Apesar da fantástica baleia azul (da qual já falámos aqui várias vezes) emitir o som mais alto de qualquer animal, o mais alto barulho natural é emitido por... camarões!!!

É inclusivamente o único ruído natural que pode neutralizar o sonar de um submarino, ensurdecendo os operadores através dos auscultadores!

O ruído dos camarões equivale a 246 decibéis dentro de água ou 160 decibéis no ar! Só para ter uma noção, um avião a descolar equivale a aproximadamente 140 decibéis...

O ruído é causado por triliões de camarões a abanar as suas garras ao mesmo tempo (a garra fecha tão rápido que o ruído ocorre apenas 700 micro-segundos após o fecho da mesma)

Para além de arruinar os sonares, o ruído agudo e intenso faz mossas nas hélices dos navios!

Ainda bem que no prato não fazem tanto barulho...

F4

domingo

Porque é que a máquina de lavar loiça foi inventada?



Uma resposta óbvia seria "para lavar loiça". Então e não é que desta vez é verdade?!?

No entanto, se tiver respondido "para facilitar o trabalho das pessoas", lamento informar mas enganou-se.

A primeira máquina mecânica de lavar loiça foi inventada por uma mulher (Josephine Cochran) e o seu objectivo era reduzir o número de peças partidas pelos empregados!!!

É que ela tinha umas peças de porcelana que adorava e cujos empregados, devido à fala de cuidado, lascavam com frequência.

Desenvolveu, em conjunto com um engenheiro, diversos modelos, tendo o último deles conseguido o feito de lavar e secar 200 pratos em 2 minutos!!!

F3

Quem inventou o champanhe?

Pode ser uma afronta mas não foram os Franceses. Foram, aliás, os seus eternos rivais, os Ingleses...

O "méthode champenoise" foi pela primeira vez registado em Inglaterra em 1662. Os Franceses "afinaram" o processo mas apenas em 1876 aperfeiçoaram o estilo moderno seco ou brut (e mesmo assim apenas para exportação para Inglaterra").

Espera lá, dizem alguns! Então e a história do monge benedito Dom Perignón? Não foi ele quem inventou o champanhe? Pelos vistos não foi mesmo. Aliás, grande parte da sua vida foi até passada a tentar eliminar as bolhas do vinho!!!

O que ele fez de inovador esteve relacionado com o método de combinação de diferentes variedades de uvas e com a técnica de prender a rolha com arame.

Bem, resumindo e concluindo é que o importa mesmo é que alguém o inventou!
F3

sexta-feira

Home

Há mensagens que se elevam acima de todas as temáticas.

Esta além de ser uma delas, é urgente e pode ser vista aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU

Só temos esta casa pra viver. É a escolha de cada um o passo que dá a seguir.

Um abraço,
Vasco