quinta-feira

Segredo da longevidade?


Gostava de viver mais anos, com vigor e lucidez? Será que podemos,  nesse sentido, aprender algo com os grandes filósofos e pensadores da antiguidade?
Uma curiosidade quando se analisam as vidas dessas grandes figuras é que boa parte das pessoas que dedicaram a sua vida aos estudos viveram muitos mais anos do que a média dos seus contemporâneos. Chegavam por vezes a viver quase 3 vezes mais, sendo que a média de vida nessa altura era de 30 anos e maioria destes homens vivia com lucidez e vigor até por vezes acima dos 80 anos de idade.
Mas não só para uma vida longa parece ser uma boa opção, como legado e "marca" pessoal também se recomenda. Como brilhantemente refere o autor Pedro Cotrim, "a sua imortalidade na história da humanidade comprova a legitimidade pela opção saudável da leitura, da escrita e do pensamento e da imaginação ousada".
Vá, volte lá a pegar nos livros. E se não souber por onde, a referência de onde tiramos esta curiosidade (Um mundo deste tamanho - Pedro Cotrim) é uma excelente opção para começar!
F5