domingo

Escafandro

O capacete de mergulho original (capacete de ferro com um tubo de ar ligado a uma bomba de ar), criado em 1823 por um Inglês chamado Charles Deane, não se destinava ao mergulho mas sim ao combate a fogos! Imaginem o forno (literal) que seria!
Alguém, felizmente, teve posteriormente a ideia de o utilizar no mergulho, tenho assim surgido o Capacete de Mergulho (com fato, chama-se Escafandro), que nos fez dar mais um passo na exploração do mundo que nos rodeia.

Uma curiosidade um pouco mórbida relacionada com estes capacetes:
Os mergulhadores experimentavam por vezes um fenómeno assustador conhecido como a "espremidela". Isto acontecia quando a bomba de superfície falhava, levando a uma catastrófica perda de pressão no fato. O ar abandonava o fato com tal rapidez, que o infeliz mergulhador era literalmente sugado para dentro do capacete e do tubo! Quando o içavam à superfície, tudo o que restava dele eram os ossos e alguns farrapos de carne...
Ainda bem que agora já avançámos mais um pouco na tecnologia... :) Mas o mergulho ainda tem bastantes perigos, como veremos no próximo post.
F1

1 comentário:

Liliana Duarte disse...

Apesar dos perigos é óptimo mergulhar! Dos grandes prazeres da vida :) Não sabia desta do escafandro.