quinta-feira

Proteínas

As proteínas são o se obtém ao encadear aminoácidos, mas são precisos muitos aminoácidos. Existem cerca de um milhão de tipos diferentes de proteínas no corpo humano e cada uma delas é um pequeno milagre. Segundo a lei das probabilidades, nem deviam existir! Ora vejam:
Para fazer uma proteína é preciso juntar aminoácidos numa determinada ordem, da mesma forma que se juntam letras para formar uma palavra. O problema é que as palavras no alfabeto dos aminoácidos são normalmente muito longas. Para soletrar colagénio (uma proteína comum) precisamos de nove letras dispostas na ordem certa, mas para fazer colagénio precisamos de ordenar 1055 aminoácidos na ordem certa! Mas não o podemos fazer. Ele faz-se a si próprio, sem instruções, e é aqui que surgem as improbabilidades.

As probabilidades de uma molécula com a sequência de 1055 se formar espontaneamente são, na realidade, zero!

Para perceber como funciona, imagine uma slot machine vulgar de um casino e aumente-a para 27 metros, de forma a ter 1055 rodas giratórias em vez de 3 ou 4 e com 20 símbolos cada roda (os 20 aminoácidos comuns). A probabilidade de acertar, por exemplo, em colagénio são de 10 elevado a 260 (1 seguido de 260 zeros), o que em si já é um número maior do que todos os átomos do Universo!
F1

Sem comentários: