sábado

Quer visitar uma célula? Certamente...

Se pudesse visitar uma célula, provavelmente não ia gostar muito. Ampliada para uma escala em que os átomos seriam do tamanho de ervilhas, uma célula corresponderia a uma esfera de 800 metros de diâmetro, suportada por uma complexa estrutura de traves chamada citosqueleto.

Por dentro, milhões e milhões de objectos - uns do tamanho de uma bola de futebol, outros do tamanho de um carro - agitar-se-iam a uma velocidade semelhante à das balas.

Em média, cada cadeia de ADN é atacada ou danificada a cada 8,4 segundos - 10.000 vezes por dia - por substâncias químicas ou outros agentes que ou colidem com ela ou a atravessam sem qualquer cuidado, e cada uma destas lesões tem de ser rapidamente suturada para que a célula não morra.

As proteínas são particularmente animadas, girando, pulsando e esbarrando umas nas outras até 1 bilião de vezes por segundo. As enzimas, outro tipo de proteínas, chegam a desempenhar até 1000 funções por segundo.
F1

4 comentários:

Angela disse...

Putz, q incrívellll!!!

aline disse...

cara que zera que fiko

priscilinha disse...

se uma célula que é minuscula é tão complexa,imagine a complexidade do nosso planeta,agora me diga se tem lógica crer na evolução!

Unknown disse...

É óbvil que tem...