sábado

Qual o metal que é melhor condutor?


Pois, também eu pensava que era o Ouro mas afinal é a Prata. Apenas usamos o cobre por ser muito mais barato que a prata.

A prata é usada em muitas coisas, para além dos objectos decorativos, como na indústria fotográfica, em pilhas de longa duração e em painéis solares. 

Para além disso, tem a curiosa propriedade de esterilizar a água, bastando apenas 10 partes por bilião para eliminar as bactérias (os romanos e os gregos já a usavam nesse sentido). Mas atenção, pois pode também matar as bactérias benignas que nos ajudam internamente, para além de haver uma doença relacionada (argiria), que dá um tom azul à pele, pelo que não vá já a correr buscar uma taça de prata! 

Outros usos da prata são a substituição do cloro nas piscinas e o uso nas meias dos atletas para evitar os maus cheiros! E andamos nós a usá-la em colares, brincos e afins...


Já agora, para os que acham que a água é um bom condutor da electricidade, fiquem com estes dados:
- a água do mar é 100 vezes melhor condutora que a água doce;
- a prata é 1.000.000 de vezes melhor condutora que a água do mar!
F3

3 comentários:

EU EXPLICO disse...

E já agora, porque é que a água do mar é mais condutora que a água doce?










Porque tem muitos sais dissolvidos. Por isso se chama água salgada. O nome não vem só do sabor a sal. O cloreto de sódio é apenas um dos muitos sais dissolvidos na água do mar. A água doce também tem sais dissolvidos, mas em menos quantidade.
Os sais aumentam a condutividade da água porque são compostos iónicos e em presença de campos eléctricos dissociam-se nos seus iões constituintes, uns positivos e outros negativos. Já dissociados, os iões deslocam-se para os pólos, de sinal contrário, que os atraem.
E ainda mais poderia ser dito...

Vasco Gaspar disse...

Excelente!!

Muito obrigado! :)

Colunas para HPLC disse...

Muito bom!