
Tanto comem o enxofre de uma parede de betão como a matéria em decomposição que encontrem nos nossos dedos dos pés. Mas são seres curiosos, que normalmente vivem em grandes grupos de indivíduos (ex. o cogumelo é tipo um "cidade de fungos").
Existe um tipo específico, chamados de fungos mucosos, com uma característica muito especial:
Quando as coisas lhes correm bem, existem como indivíduos unicelulares, parecidos com as amebas. Mas quando as condições pioram, rastejam sem excepção em direcção a um ponto de encontro central e transformam-se, quase por milagre, numa lesma! Assim, juntos, conseguem deslocar-se, por exemplo, do fundo de uma pilha de folhas mortas até ao cimo.
No fim de se moverem para um sítio mais favorável, o fungo mucoso transforma-se outra vez, adquirindo a forma de uma planta. Graças a um curioso processo ordenado, as células reconfiguram-se, formando um caule no cimo do qual se forma um bolbo, chamado esporângio. Dentro desse bolbo encontram-se milhões de esporos que, no momento apropriado, são libertados e levados pelo vento, formando organismos unicelulares capazes de recomeças o processo uma vez mais. Fantástico, não?
F1